sexta-feira, 29 de junho de 2012

Motores 2 - Definição e Tipos de Motores

         Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando – com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.
       A maioria de motores elétricos trabalha pela interação entre campos eletromagnéticos, mas existem motores baseados em outros fenômenos eletromecânicos, tais como forças eletrostáticas. O princípio fundamental em que os motores eletromagnéticos são baseados é que há uma força mecânica em todo o fio quando está conduzindo corrente elétrica imersa em um campo magnético. A força é descrita pela lei da força de Lorentz e é perpendicular ao fio e ao campo magnético. Em um motor giratório, há um elemento girando, o rotor. O rotor gira porque os fios e o campo magnético são arranjados de modo que um torque seja desenvolvido sobre a linha central do rotor.
          A maioria de motores magnéticos são giratórios, mas existem também os tipos lineares. Em um motor giratório, a parte giratória (geralmente no interior) é chamada de rotor, e a parte estacionária é chamada de estator . O motor é constituído de eletroímãs que são posicionados em ranhuras do material ferromagnético que constitui o corpo do estator e enroladas e adequadamente dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o rotor.
          Existem dois tipos básicos de motores, dos quais derivam-se mais outros muitos grupos:
  • Motores CC (corrente contínua)
    • Ímã Permanente com ou sem escova (motor CC brushless)
    • Série
      • Universal
    • Shunt ou paralelo
    • Composto(Composição de shunt e paralelo)
  • Motores CA (corrente alternada)
    • Assíncrono (de indução)
      •  Polifásico
        •  Rotor gaiola ou em curto-circuito
        •  Rotor enrolado ou bobinado
      •  Monofásico
        •  Rotor gaiola ou em curto-circuito
          •  Fase dividida
          •  Capacitor de partida
          •  Capacitor permanente
          •  Polos Sombreados 
          •  Dois capacitores
        •  Rotor enrolado ou bobinado 
          •  Repulsão
          •  Repulsão de partida 
    • Síncrono 
      • Polifásico
      • Monofásico 
        • Ímã permanente 
        • Histerese 
        • Relutância 
        • De passo 
          • Ímã Permanente 
          • Relutância variável 
          • Híbrido

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